*****
“Se você tivesse acreditado nas minhas brincadeiras de dizer a verdade, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como palhaço. Mas nunca desacreditei na seriedade da platéia que sorria." CHARLES CHAPLIN

*****

EXTRA!

Olá, amigos!

Nosso perfil no Facebook foi desativado por reclamações de usuários incomodados com nossa postura crítica. Isso é uma forma de CENSURA. De uma coisa estamos certos: jogamos muita LUZ na ESCURIDÃO que povoa corações e mentes naquela rede social.

Pedimos a nossos leitores que repercutam no FACE esta nossa frase e o link abaixo:

“a VERDADE continuará cortante como lâmina afiada. e precisando de CRISTOS pra se sustentar, em todos os sentidos. a maioria, FUGINDO DA VERDADE, prefere CRUCIFICAR quem diz a verdade”

http://migre.me/5UUH2

Atenciosamente,

ALM@NÁRQUICA

quarta-feira, 13 de abril de 2011

AINDA HÁ TEMPO PARA MAIS DEBATE?!



Antes realizado num aglomerado de tendas alugadas, o Salão do Livro terá novo formato. A programação inclui mudanças que suscitam debates. O excesso de variação temática tira o foco de evento "literário"? Falta transparência sobre fonte, volume e aplicação de recursos públicos? O alm@nárquica propõe mais uma rodada de discussões livres, construtivas e democráticas. Vamos lá?!

O Jornal do Tocantins publicou nesta quarta, dia 13, com informações do secretário da Educação Danilo de Melo, mais uma matéria sobre a FLIT – Feira Literária Internacional do Tocantins.
O texto - reproduzido como primeiro comentário desta publicação - destaca a variedade de atrações para o evento; mas sem informações sobre data de lançamento, nem sobre fonte, volume e destinação de recursos.
De acordo com a matéria, a programação ainda não está definida. A Flit, segundo o que o Governo informou no mês passado, seria anunciada oficialmente no início de abril.

NOVO MOMENTO NO DEBATE
Com o propósito de atualizar e melhor encaminhar o debate iniciado pelo alm@nárquica ainda no ano passado e retomado em meados de fevereiro de 2011, a partir desta publicação, abrimos um novo ponto de discussão democrática e construtiva sobre o evento literário que ganhou novo nome.
Externamos nossa felicidade de agora ter este canal de diálogo com o Governo. E até comemoramos alguns ganhos para a juventude que representamos, como os shows em espaços abertos, sem filas e privilégios. Mas sabemos que isso é pouco.
Queremos transparência desde já em relação a recursos envolvidos na produção, valorização dos artistas e escritores locais, programação de qualidade com foco realmente literário e, principalmente, interação franca e democrática.
Neste sentido, esperamos a participação dos leitores, principalmente músicos, poetas, produtores culturais, jornalistas e escritores.
Vamos lá?

66 comentários:

alm@narquica disse...

Vejam a matéria publicada nesta quarta, dia 13, no JORNAL DO TOCANTINS...

.................................

VARIEDADES DE ATRAÇÕES PARA A FEIRA LITERÁRIA

Otimização do espaço é algumas das prioridades da feira em 2011

Wallissia Albuquerque


A Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) estará com muitas novidades. Em entrevista ao JTo, o Secretário de Educação do Tocantins, Danilo de Melo Souza, contou que a mudança começa pelo nome que agora tem uma perspectiva, também, internacional, não ficando somente no campo regional e nacional. De acordo com ele, o cinema terá forte presença no festival, por meio de edição do festival de cinema Chico.
As danças populares também terão vez com o encontro norte e centro oeste de quadrilhas juninas. A literatura oral das comunidades indígenas e quilombolas trarão uma diversidade multicultural ao evento. As atividades de gastronomia terão presença em um concurso de culinária. Além das palestras e os shows regionais e nacionais.

Homenageados

O homenageado nacional da Flit 2011 é o poeta Augusto dos Anjos, autor paraibano que integra o ciclo da modernização da poesia brasileira. Já o homenageado regional será o escritor pioneiro da Academia Tocantinense de Letras, Juarez Moreira Filho, "um dos nomes mais importantes da literatura tocantinense em termo de quantidade e qualidade", declara Danilo.

Espaços

De acordo com Danilo, a Feira irá utilizar o que já está construído na Praça dos Girassóis. "Não iremos usar a tenda daquela proporção porque é muito caro, consome muita energia e não é politicamente correto", destacou. O secretário comparou ainda a estrutura da antiga feira de uma cidade como Miracema. Aquilo era feito com óleo diesel e era gasto muito dinheiro para manter estrutura", opina. De acordo com ele, o espaço será menor, o que trará vantagens de um custo reduzido. "Vamos agregar outros espaços já instalados como o auditório da Assembleia Legislativa e outras instituições. Talvez usaremos o Espaço Cultural em uma programação de competição artísticos culturais com os estudantes", afirmou.

Expectativa

"Esta será uma grande festa literária", pontuou o secretário, acrescentando que o objetivo é que o evento seja marcado pelo alto nível técnico das palestras, dos espetáculos e também pela diversidade.
O secretário ressaltou que a temática da diversidade será trabalhada de maneira muito forte porque a feira terá na programação mais de seis autores africanos. "A nossa expectativa é que seja um evento de turismo cultural e queremos que seja um evento de formação continuada para os professores e profissionais da educação. As oficinas serão viabilizadas para a formação", disse Souza, acrescentando que o evento pretende trazer nomes conhecidos da literatura nacional e internacional. "Já temos confirmados 10 nomes internacionais, mas ainda não podemos divulgar", contou.

jjLeandro disse...

Que bom, o secretário tem confirmados dez nomes internacionais e nenhum tocantinense. Parabéns!

Fernanda Linhares disse...

Eu concordo com a idéia de ocupar estruturas já existentes na Praça para evitar gastos com aluguel de tendas. Isso também evitaria o conflito de eventos simultâneos no mesmo espaço, como no salão anterior. Mas continuo chamando a atenção para os equívocos da programação. Acho que estão fazendo um saladão sem precedentes. Só pra citar um exemplo, deixo um questionamento: quadrilha tem algo a ver com literatura?

Fernanda Linhares / Estudante de Jornalismo

A.M.L.D disse...

Percebo que tivemos avanços, principalmente se a gente considerar a decisão do Governo de economizar não alugando o complexo de tendas e de realizar os shows musicais em espaços abertos. É o fim da humilhação nas filas. Êbaaa!!!

Falta agora o Estado se abrir mesmo para uma conversa franca e construtiva sobre a programação. Acho que os editores do blog estão com a razão quando alertam para o fato de que a multiplicidade de eventos paralelos ao Salão do Livro acaba tirando o foco literário do evento, fazendo dele mais uma festa de cultura popular.

Pelo que entendi, o Salão do Livro será um evento dentro do evento maior, a FLIT. Se é assim, concordo com quem, na postagem anterior, disse em comentário que melhor seria então separarem as coisas de uma vez. No lugar de FLIT, o Estado promoveria uma feira ou festival de CULTURA POPULAR, realizando o salão em outra data e espaço.

É o que penso e manifesto neste espaço. Parabenizo a iniciativa do blog e os ganhos, que são para todos.

Prefiro assinar com as iniciais do meu nome. Exerço função na Seduc e não quero estar na mira de quem se julga acima de tudo e de todos.

A.M.L.D / Educadora

MARÍLIA VERAS / Gurupi disse...

No vácuo do comentário do jjLeandro e aproveitando a lembrança que a sigla FLIT traz da tradicional FLIP, deixo este link para os leitores do blog:

www.flip.org.br

Na Flip a coisa acontece com clareza e profissionalismo, como manda o figurino. Eles têm toda uma estrada percorrida. Enquanto isso, por aqui, a coisa é assim: bem na surdina. Nem site a feira tocantinense tem ainda.

Quero comemorar e já comemoro todas as mudanças possíveis. Mas gostaria muito de ver profissionalismo e transparência na realização do evento. Neste ponto, deixo um questionamento: quem pode falar pela Secretaria da Educação? Quem afinal responde pela coordenação e pela produção do evento?

Juliana Almeida Prado disse...

Eu comemoro com vcs o fim das filas para shows musicais. Sim. É uma conquista para todos. Deixei de ir aos shows depois de descobrir que apadrinhados entravam descaradamente até pelos camarins. Presenciei tumultos e humilhações em filas quilométricas que se formavam ainda de dia. Cansei de pagar mico naquele circo alugado e caro.

Estou feliz por ver o alm@nárquica cobrando programação de qualidade, profissionalismo na produção do evento, foco realmente literário e exigindo do Governo transparência desde já na aplicação do dinheiro da gente.

Torço para que vcs tenham o respeito e o apoio dos escritores locais, que ainda não se manifestaram aqui.

Sigam em frente com esta iniciativa. Parabéns!

Janaina Moura disse...

Sinceramente, não vi muita clareza neste trecho da matéria reproduzida no primeiro comentário:

"O secretário ressaltou que a temática da diversidade será trabalhada de maneira muito forte porque a feira terá na programação mais de seis autores africanos. "A nossa expectativa é que seja um evento de turismo cultural e queremos que seja um evento de formação continuada para os professores e profissionais da educação. As oficinas serão viabilizadas para a formação", disse Souza, acrescentando que o evento pretende trazer nomes conhecidos da literatura nacional e internacional. "Já temos confirmados 10 nomes internacionais, mas ainda não podemos divulgar", contou."

Achei confuso e de pouco nexo o conteúdo. Se o secretário já tem 10 nomes internacionais CONFIRMADOS, seis deles africanos, por que não divulgá-los? Pergunto isso porque visitei o site da Flip e vi lá muita informação.

Deixo mais questionamentos:

- Por que a Flit ainda não tem um site?

- O Estado, que é uma instituição que sofre fortes interferências políticas e até partidárias, é a instituição mais adequada para promover um evento literário de tamanho porte?

- Seria possível tornar a FLIT uma instituição independente, a ser gerida pela sociedade representada nos vários segmentos afins, livre das vontades, imposições e interferências políticas?


Janaina Moura / por email

Hudson Noleto Parente disse...

Chegou o tempo em que a sociedade pode manifestar pensamento livremente pelos meios virtuais. A produção de conteúdo na rede há muito não é mais tarefa restrita aos sites institucionais. Os blogues se tornaram a melhor ferramenta de comunicação alternativa, principalmente por permitirem interatividade. É preciso que a sociedade se aproprie cada vez mais destes espaços.

Pelo que li nos vários tópicos publicados e nos comentários, a Secretaria da Educação pode extrair daqui bom conteúdo crítico a respeito da feira literária que promoverá em julho, apesar de se manter ausente no que poderia sim ser um bom debate livre e democrático. Esta falta de interesse da secretaria também está evidente no site oficial do órgão, no fórum “Vamos fazer juntos”.

Tomara que vocês consigam dar mais repercussão ao blog e que mais opiniões sejam publicadas. Penso que seria oportuno a manifestação de escritores tocantinenses em relação ao assunto que aqui está em destaque.

É gratificante descobrir no Tocantins ações como esta de vocês. Vida longa ao alm@nárquica!

Marile Azevedo disse...

Vocês estão de parabéns pelas verdades que vêm dizendo neste espaço, desde o ano passado. Também comemoro a conquista dos shows em espaço aberto. Quanto à programação, espero que os organizadores se sensibilizem, para oferecer ao público eventos de qualidade e que tenham afinidade com o fim literário.

Mariele Azevedo disse...

Perdão pelo erro na grafia do nome. Me chamo Mariele

Edivaldo Damaso disse...

Ouvi dizer que o orçamento do evento este ano vai superar o do ano anterior, que teria sido de R$ 8,7 milhões. Isso para uma semana de Salão do Livro. Com aproximadamente 1/4 do total teriam concluido o Centro de Convenções de Palmas. Somem a isso os gastos do Estado para recuperar a praça. O salão acaba e fica aquele estrago.

jjLeandro disse...

A coisa parou por aqui. O que houve??

Anônimo disse...

O que houve, jjLeandro, é que de quem a gente espera que venha mais participações...

Bem. Nem precisamos falar mais nada. E olha que aqui é permitido OPINAR até mesmo NO ANONIMATO.

Ana Célia de Miranda disse...

O Jornal do Tocantins de hoje trouxe uma curta matéria mostrando os secretários de Educação (Danilo Melo) e de Cultura (Kátia Rocha) visitando prédios públicos da praça dos Girassóis onde aconteceriam eventos da FLIT. É uma boa alternativa para evitar gastos com aluguel de estruturas temporárias. Elenquem esta iniciativa do Estado como conquista de todos e tb deste blog. Parabéns pela iniciativa do debate. Foi uma das raras (talvez a única) vozes a abordar o assunto com tanta veemência e cidadania, por mais que julguem o contrário.

tom damatta disse...

Desnecessário lembrar ausências neste momento. O importante agora é colher os frutos do que o alm@nárquica plantou: um debate inédito e importantíssimo para provar a todos que sociedade e Governo podem e devem exercer democraticamente a interação virtual.

Sabemos que desde o início das publicações sobre Salão do Livro, ainda no ano passado, tanto nos artigos como nos comentários, excluindo-se excessos de manifestações mais agressivas e/ou radicais, há um conteúdo importante a ser extraído das discussões.

Relendo algumas coisas anteriores, percebi a importância do conteúdo. Resta saber agora quem do Governo (leia-se secretarias da Educação, da Cultura e da Comunicação) tem o olhar voltado para isso. Neste sentido, sugiro que o secretário Danilo de Melo designe alguém de sua equipe para verificar o conteúdo com senso crítico.

Parabenizo os editores do alm@nárquica pelas conquistas (que é de todos, como bem lembraram) e saúdo todos que se manifestaram.

Uma professora de Natividade disse...

Em matéria de COMUNICAÇÃO SOCIAL, esta é uma das iniciativas mais cidadãs que presencio no Tocantins nos últimos tempos.

Enquanto a imprensa local apenas divulga superficialmente o evento - principalmente com base nas inforamções que a Secretaria da Educação repassa aos veículos de comunicação via releases, o Alm@nárquica vai além.

Louvável a iniciativa de quem quer TRANSPARÊNCIA na aplicação de recursos públicos e INTELIGÊNCIA na elaboração de uma programação que tenha realmente foco LITERÁRIO.

Também comemoro com vocês todas as conquistas até aqui.

PSVD / professora em Natividade
(por email)

Antônio Oliveira / via Facebook disse...

Eu não sei se o problema é só comigo - fato isolado - mas tem mais de mes, quase dois, que, sugerido pelo Núcleo de Cultura da Seduc, enviei uma carta consulta via e-mail para eles, sobre a possibilidade do lançamento de um livro meu durante a FLIT. Apenas recebi a resposta automática: Obrigado. Quinze dias depois, insisti na consulta e novamente a resposta: Obrigado.

Wolfgang Teske / via Facebook disse...

Há algum problema na postagem no blog, pois tentei enviar um comentário e não foi possível. Minha opinião já está sendo boicotada, não pelo blog, é claro, mas quem sabe por forças ocultas, sei lá.

Antônio Oliveira / via Facebook disse...

Não, passei minha consulta para um e-mail da Seduc, que eles me indicaram.

alm@narquica disse...

Olá, Teske.

A publicação de comentários no blog é automática e não há nenhuma moderação. A exceção é para os abusos, prevista nas regras para comentários que estão claras: FOCO no assunto, inclusive com liberdade para se identificar ou não.

Volte ao site e verifique se utilizou de modo adequado o espaço para publicar comentários. É bem simples.

(tb via Facebook)

alm@narquica disse...

Olá, Antonio Oliveira.

Tem sido recorrente esta alegação de que a SEDUC não interage com quem escreve ou publica mensagem no site deles sobre a FLIT. Isso é inaceitável.

Por isso é que apostamos no blog como alternativa. Por meio do blog, abrimos um diálogo com o secretário do Planejamento Eduardo Siqueira. E a SEDUC foi forçada (diríamos assim) a reconhecer o que estamos debatendo.

ACESSEM. DIVULGUEM O DEBATE. PARTICIPEM.

(tb via Facebook)

alm@narquica disse...

O Governo do Tocantins ainda não lançou oficialmente a Feira Literária Internacional do Tocantins - FLIT. O anúncio estava previsto para o início de abril, segundo a Secretaria da Comunicação do Estado - Secom.

A imprensa local continua repercutindo informações da Secretaria da Educação sobre as movimentações de equipes envolvidas na produção do evento. Mas estas informações são ainda superficiais; não revelam detalhes da programação e nem quanto a Flit vai consumir em dinheiro público.

Estamos aguardando o lançamento oficial do evento, oportunidade em que (também segundo informações da Secom)o governador Siqueira Campos deverá anunciar também fonte, volume e aplicação de recursos no evento.

Anônimo disse...

Estou acompanhando e vibrando com as tuitadas de vocês sobre este debate. Parabéns pela iniciativa corajosa e digna de apoio popular. A imprensa tocantinense e o próprio Governo do Estado terão que entender que os tempos são outros em termos de comunicação.

Abraços

SWA

Mirtes Moreira Lima / ativista cultural disse...

Pelo que sei, os "experts" da Seduc em feira literária (de literária mesmo a FLIT vai ter bem pouco) estão correndo contra o tempo pra montar a programação mais diversificada possível. E dentro desta linha já sinalizada pelo blog: mais cultura popularesca que voltada ao aspecto literário.

Na área de shows musicais, por exemplo, fala-se em dois palcos paralelos: um 'top', para os shows nacionais (de cachês caros); e outro 'remediado', para os shows de artístas locais (discriminados e mal pagos).

Para os escritores locais, a promessa é um espaço para exposição de livros e umas boquinhas no Café Literário. Isso com o "coroamento" das tais academias de letras que agregam de político a oportunistas feitores de versinhos banais.

Enquanto isso, de músicos e escritores (com raríssimas exceções) não se ouve um "ai"; nem em grupo (eles tem associações e academias?) se manifestam.

Eita Tocantins!

Zé do Toca disse...

Raríssimos escreveram algo sobre essa enganação da FLIT.
Vao fazer um pomposo evento multicultural disfarçado de feira literária. Pelo que se vê na imprensa, o foco da programação será tão diverso que o salão do livro vai ficar apagado. A piada é saber que o motivo do evento é o mote "literário". Uma vergonha para quem escreve e pensa.

Marcio Alves, via Facebook, disse...

Os músicos são uns omissos. Não todos, é claro. Mas a maioria são uns molóides. Eles tem medo até da sombra deles. Enquanto não mudar a consciência cultural,a Cultura nossa sempre será essa m... que tá aí. Pode vir Deus e sentar na cadeira da Cultura que não resolve.

A questão é extremamente sócio cultural. Feira Internacional. Esse nome é muito pesado pra pouca consciência lítero-cultura, que é o caso do nosso povo em geral

Entre os governos que tivemos aí, acho que o velho é o melhor pensante. Mas depende do restante do pessoal que o acompanha. Na verdade acho que a FLIT será um início pífio.

alm@nárquica, no Facebook, disse...

dizem q a FLIT vai ter dois palcos p/ shows. um TOP, pros nacionais CAROS, e outro PÉBA, pros músicos locais DISCRIMINADOS. quem entende de shows diz q só um palco bastava na FLIT, já q o q MANDA é OPERAÇÃO DE SOM. nenhum músico local fala nada. e aí, SIQUERIDO? é discriminação ou MAIS UMA BOQUINHA c/ o da $ viúva?

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

É, parece que, mais uma vez, vão desvirtuar os objetivos centrais desta mostra literária. O deputado Tiririca está doido para ir ai dar palestra de auto-ajuda ou de como vencer na vida, ignorando (por ignorância ou por falta de condições) os livros (Até que não é uma má idéia, não).

E eu continuo esperando uma resposta da Seduc, à minha consulta, feita há dois meses, por e-mail, por orientação do Núcleo de Cultura, sobre a possibilidade do lançamento de um livro meu.

Seduc...alô....câmbio....copia... o livro não é político, não. Se é isto que se teme. Não é uma coletânea de meus artigos políticos, não. Vivo, atualmente, de tanto apanhar, no meu lado "Toninho Ternura", acreditando piamente nas mudanças de mentalidade, até que elas se mostrem mesmo reais.

O livro é uma doce coletânea de crônicas de minhas experiências e alegrias como pai, filho, avô, cidadão, homem que ama e por ai vai. Lições de vida.

alm@narquica disse...

RESPONDER A QUEM QUER QUE SEJA, caro antonio oliveira, é tudo que a SEDUC não tem feito naquele espaço. e olha que não é de hj que cobramos isso. nem no site oficial nem no blog o secretário DANILO DE MELO expõe seu pensamento. assim, age como AVESTRUZ, que finge nada estar vendo. o secretário já sabe do que estamos tratando noalm@nárquica, no facebook e no twitter. até hj, só uma nota da assessoria de comunicação impondo o que a SEDUC prepara a seu modo para o evento. nenhuma resposta a questionamentos ou interlocução com os que comentam no blog, no face, no twitter e, PIOR, no site oficial da secretaria.

alm@narquica disse...

achamos isso um desrespeito. já que o GOV fala em abertura, democracia para interagir pelas rees sociais. a boa notícia neste sentido (A ÚNICA) é o acompanhamento, inclusive com interação, por parte do secretário do planejamento EDUARDO SIQUEIRA CAMPOS. tirando isso, antonio, por parte do GOV via SEDUC, a coisa é NA CALADA e de CIMA PRA BAIXO MESMO. chamamos ainda a atenção para o fato de que até hj a SEDUC não revelou qual o orçamento previsto para o evento que ainda consideramos FARAÔNICO e POPULARESCO. NÃO SOMOS CONTRA A FLIT. fazemos questão de deixar muito claro isso.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Triste isto. Parece que estão administrando uma instituição privada e daquelas bem fechadas.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

É nisto que eu estou apostando e, inclusive, já fiz artigos sobre isto: as demonstrações do governador Siqueira Campos de que ele busca a convergência. Mas vejo alguns de seus assessores, principalmente de terceiro escalão, fazendo diferente, exercendo a coisa pública com rancor, inversão de valores. Aquele tipo de coisa: que venha de terno e pasta importada e pilotando um carrão ídem, que o receberemos, não importa o caráter que está dentro desses recursos; mas que não nos venham os capiaus, sem recursos, mesmo que tenha muito mais a dar para o Estado que aqueles. Ou seja: continua valendo mais as aparências que as propostas concretas de pratas da casa. Lamento, mas tenho visto isto.

alm@narquica disse...

isso que vc diz é uma VERDADE que eles não podem contestar. por isso é que não entram no debate. ficam atrás da MOITA, como se diz, ou no papel de avestruz mesmo. LAMENTÁVEL.

com o blog e nossas ESPETADAS no facebook e no Twitter, queremos chamar a atenção da cúpula do GOV para este fato. só o EDURDO SIQUEIRA até agora está preocupado em fazer a ponte, CONVERSANDO DEMOCRATICAMENTE, FRANCAMENTE. o resto está amoitado, antonio. LAMENTÁVEL.

VIA FACEBOOK

alm@narquica disse...

outra ausência notável é de músicos, poetas, jornalistas, escritores, produtores culturais. enfim... até parece que tb têm medo da verdade, como infelizmente demostra o secretário DANILO DE MELO. ignorar o que se pasa aqui e nas duas principais redes sociais (twitter e facebook) é no mínimo uma estupidez, um atestado de alheamento total, sobretudo pra quem é AUTORIDADE.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Eu que sempre fui um crítico do politico Siqueira Campos e, com isto, perseguido e até exilado em Goias, em seu segundo mandato - como exilado estou hoje por obra e graça da falta de autoridade do ex-governador Marcelo Miranda e do medo, da inveja e perseguição de um ex-secretário seu -fico feliz nesta sua nova postura, pois quero ver o Tocantins a altura de grandes estados, no que diz respeito não só ao seu perfil social e econômico, mas também tecnologico e político. Chega de sermos motivos para chacotas na grande imprensa.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Dias desses fui informado de fato grave e que, entendendo que nem tudo deve ser alertado em público, que cabe antes uma alerta em off, principalmente quando estamos no intuíto de ajudar a melhorar um contexto, narrei o fato, manifestando minha precupação, à determinada autoridade supostamente envolvida no caso. Até agora só presenciei o silêncio, o que dá a entender que a suposta prática nefasta está acontecendo e que é normal que aconteça.

alm@narquica disse...

TEMOS DENÚNCIAS, por exemplo, de que a SECOM continuará sendo a mesma BANCA VERGONHOSA. e os atores são aqueles que dançam conforme a música, em todos os governos; gente que faz uma imprensa asquerosa, sem profundidade, repetidores de releases e ANÚNCIOS OFICIAIS. é aquela velha história. o TOCANTINS tem que dá um basta nessa relação imoral. tem que deixar de financiar a INDUSTRIA DO JORNALISMO SEM CREDIBILIDADE. o SIQUEIRA, depois da planície e agora na MATURIDADE, pode e deve dar um basta nisso. até pra HONRAR o ESTADO que ajudou a criar. é o que pensamos e declaramos abertamente.

aqui no blog e tb no FACEBOOK

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Outro fato que me preocupa muito é a continuidade de não se dar vez as pequenas e grandes ideias de tocantinenses simples para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Eu mesmo, por exemplo, tenho protocolado no gabinete do governado...r Siqueira Campos, desde fevereiro, um pedido de audiência para lhe mostrar alguns projetos voltados para o agronegócio do Estado - minha área de atuação há mais de 25 anos, 8 dos quais no Tocantins. Nem uma resposta de se Sua Excelência me recebe, ou não, conforme determina a diplomacia e a democracia. Mesmos projetos foram apresentados às pastas voltadas para as "Oportunidades" e de desenvolvimento econômico como um todo. O que isto significa? No meu entender que só os grandes e com status social, político e econômico são ouvidos. Triste de um governo, Estado, pois se mostra sem muito futuro com esta filosofia.

alm@narquica disse...

no sentido deste seu último comentário, antonio...

tudo que o SIQUERIDO (preferimos tratar o governador assim mesmo, com respeito) não pode fazer agora é fechar os olhos para o novo tempo. neste sentido é que apostamos MUITO na SENSIBILIDADE do secrtário do planejamento, filho do governador. EDUARDO parece ter a percepção clara de que, sem debate democrático de idéias, não se muda essa imagem histórica em torno do SIQUEIRISMO.

alm@narquica disse...

outra ausência notável nestes debates, antonio, é a de políticos. esperava-se o mínimo de sensibilidade e sensatez de alguns ditos PENSADORES POLÍTICOS de nosso estado. e olha que fizemos isso chegar a muitos deles que julgávamos ter CONTEÚDO para um debate saudável. tb demonstraram omissão e medo da verdade.

alm@narquica disse...

só dois exemplos de políticos que tentamos atrair para a conversa franca: KÁTIA ABREU (a senadora falante e partidária) e a ex-deputada NILMAR RUIZ. esta última por ser educadora e já ter gerido a SEDUC. nesta altura da conversa, nem precisamos citar outros, como as deputadas-"professoras" DORINHA SEABRA e JOSI NUNES, a deputada-"jornalista" SOLANGE DUAILIBE, os deputados tb faladores MARCELO LELIS e EDUARDO GOMES... enfim... essa gente que tá aí ganhando altos salários pra falar pelo povo e legislar com COMPETÊNCIA e pouco tem demonstrado fazer de fato neste sentido.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Temos no Brasil, principalmente no Tocantins, uma carência muito grande de tribunos. Nas últimas legislaturas no Tocantins, então, nem se fala. Só defesa de interesses pessoais e de grupos.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Por falar na Secom, tenho muita preocupação com esta também. Conheço o Arrhenios, demonstra ser pessoal bem intencionada e de visão. Porém, vi, ultimamente que a tendência de sua Pasta, talvez alheio a sua vontade, seja o continuismo das velhas práticas: superestimar a mídia política e apadrinhados e subestimar a mídia técnica e os que não têm "costas quentes". A velha mania tambem de nivelar veículos num mesmo patamar, ou seja, não fazendo a diferença entre um veículo sólido com bandeira e público definido, com as aventuras que surgem, na base do Ctrl + C, Ctrl + V em releases da Secom e alguns exemplares distribuídos em recepçoes de orgãos públicos.

alm@narquica disse...

tb conhecemos o secretário da comunicação, antonio. temos a mesma preocupação sua. o governo tem que se abrir a discutir democraticamento isso.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Sempre vi na Kátia Abreu uma pessoa muito competente, dinâmica e de visão. Porém a arrogância, sua e de seus assessores, podem ser uma pedra na carreira política dela, mais cedo ou mais tarde.

Anônimo disse...

não gostamos de gente AUTORITÁRIA, antonio. mas convivemos numa boa com todos, democraticamente.

ANTONIO OLIVEIRA, no Facebook, disse...

Sugiro um forum de debate sobre o assunto com os principais veículos de comunicação de todo o Tocantins - os estabelecidos e fundamentados. "Democratização, transparência e princípios técnicas na aplicação do orçamento do estado para a publicidade

alm@narquica disse...

TOPAMOS A IDÉIA DO FÓRUM. podemos iniciá-lo oportunamente neste blog ou até mesmo em outro meio virtual, envolvendo a SECOM e os veiculos.

faremos sua sugestão CHEGAR AO GOVERNO.

Eduardo S. Campos disse...

Bom ,cheguei no final, mas espero que ainda a tempo...

alm@narquica disse...

o tempo é este mesmo, secretário eduardo. sua presença é prova de que um governo pode e deve exercitar interação virtual. o importante é saber extrair disso BONS CONTEÚDOS

Eduardo S. Campos disse...

Antonio,nao podemos mudar a biografia do meu velho e querido Pai(por mim ao menos),seus erros e acertos, mas te garanto que ele nao pretende deixar problemas do passado impedir um governo de mudanças e avanços. Essa ideia do Forum,discutir a midia tecnica,isso é sensacional.

Pode acreditar que se tem alguem que vai apoiar essa ideia é o Arrhenius!

alm@narquica disse...

sugerimos um fórum específico, em página de conhecimento de todos os que de fato querem debate SÉRIO sobre o tema.

aqui queremos FOCO na FLIT. gotariamos da compreensão de todos.

Eduardo S. Campos disse...

Como sabemos que o espaço nao é aqui,vamos alavancar a ideia do Forum.

Independente do veiculo em questao,mas ja foram tantos os absurdos e erros passados, que precisamos desse debate.

ANTONIO OLIVEIRA disse...

Eu não acho que este espaço deva se restringir apenas na Flit, um tema pequeno em meio a muitos outros que merecem o debate e que um Executivo do governo se dispõe e debater.

alm@narquica disse...

a sugestão veio de vc mesmo, caro antonio. um FÓRUM ESPECÍFICO relacionado a SECOM. isso pode ser feito em espaço apropriado. aqui queremos foco na FLIT, sim. é o que mais nos interessa neste momento. não temos veículo comercial. nem intersse em VERBAS PUBLICITÁRIAS do Governo do Tocantins

ANTONIO OLIVEIRA disse...

Então eu sugiro que a própria Secom, em nome da transparência, e a associação de jornais e veiculos do Tocantins, bem como associação de emissoras de rádio e TV, promovam este fórum.

Eu tenho veículo, mas não estou defendendo esta tese por isto. Nunca olhei a coisa pública com interesses individuais, mas sim no coletivo, tanto que estou elogiando o fato da Secom trabalhar por campanha, não por cota, o que, repito, lesa cofres públicos. Apenas que o governo e os veículos sejam honesto um com outro e, no resusltado, com a sociedade e seu dinheiro.

Eduardo S. Campos disse...

Levarei esse assunto ao Arrhenius ainda amanha , na minha volta. Obrigado pela sugestao!

alm@narquica disse...

sua paticipação aqui, antonio, engrandeceu o debate sobre a FLIT. e muito. agradecemos vc por isto. é um dos poucos jornalistas que se manifestaram. além de vc, só o ANTONIO REZENDE e o MACELO SILVA. sobre a SECOM é isso então, um forum específico. queremos participar. levaremos a sugestão adiante tb. já está no blog. acompanhe e nos ajude na divulgação do debate sobre a FLIT no blog. abs

agradecemos a vc, sec. eduardo, pelas participações abertas. gostariamos muito que a SEDUC tivesse a mesma postura. a EDUCAÇÃO tem sido ausente no debate em nosso blog e tb no fórum que abriu em seu próprio site. quem entra ali e faz questionamentos sérios, enfrenta a MODERAÇÃO com boicotes e não obtem respostas. ISSO É UMA DENÚNCIA QUE FAZEMOS AQUI, ABERTAMENTE.

gostariamos que levasse isso ao conhecimento do secretário DANILO DE MELO.

ANTONIO OLIVEIRA disse...

Companheiros, que bom que a democracia nos permitiu este ping-pong de ideias. Uma boa noite para todos, vou terminar de ler um livro aqui e depois dormir que a semana promete - muito trabalho.

Eduardo S. Campos disse...

Boa semana para tds! Amanha retorno ao Tocantins.

Gostei da minha frase: Quem nao digita se trumbica! Vamos adelante, @lma. temos tempo e ...A semana promete! Abçs!

ANTONIO OLIVEIRA disse...

Versão política da célebre frase do Velho Guerreiro, Chacrinha: "Quem não se comunica, se trumbica".

Eduardo S. Campos disse...

Plagio em plena era da modernidade.rs Dei o devido crédito a ele no twitter qdo escrevi.

ANTONIO REZENDE disse...

Bom ver essa conversa virtual ganhar a leveza da descontração e até do riso, mas com a seriedade necessária aos temas FLIT e relação MÍDIA/SECOM. Os tempos são mesmo outros. O governo, de modo institucional ou não, pode e deve se aprofundar nas discussões e delas extrair conteúdo crítico construtivo.

O alm@nárquica marca um passo importante na história da comunicação virtual alternativa no Tocantins. Como espaço de debates, o blog se revela uma verdadeira TRIBUNA POPULAR. Não pode mais ser ignorado pela sociedade, por instituições, por autoridades e, acima de tudo, pela imprensa local.

ANTONIO REZENDE disse...

Acompanho as publicações do alm@nárquica desde o ano passado. Meu posicionamento se alinha e muito com o do blog em relação a FLIT. Quanto ao tema IMPRENSA/SECOM, também também vejo a necessidade de um debate franco. A maioria dos veículos locais vive de reproduzir releases oficiais, numa “cobertura jornalística” repetitiva e superficial de fazer dó. E o Estado tem alimentado isso historicamente. As possibilidades de acesso a verbas publicitárias aumentam a cada dia o rol de sites e jornais sem credibilidade. Montar um site hj é muito fácil e rentável, neste sentido. Quem não quer ter um, valendo-se dos textos que brotam aos montes das assessorias? Nessa questão, especificamente, há que se cobrar do SINDJOR-TO um posicionamento claro. O sindicato deve ir além do seu movimento corporativista. Deve sim se posicionar por ética e moralidade.

Osmar Casagrande disse...

Para começar, parabéns ao blog pela iniciativa e pela ideologia (o trombone no formato da boca!). Sempre que há poder, é necessário que haja crítica.
Reporto-me à FLIT. Parece-me que a FLIP serviu mesmo de molde e, como escritor, torço para que o sucesso da FLIT seja também enorme, como o da FLIP, ainda que, como pessoa de comunicação compreenda que isso não se dá do dia para a noite. É necessário ser muuuuito bom por considerável tempo. Queiramos ou não, há que se concordar que a FLIT obedece a uma visão muito mais abrangente que a anterior, do Salão do Livro. Abrem-se os campos. Livro, leitura, compreensão... cultura! Nisso estamos ganhando. Não quero adiantar-me ao anúncio oficial, mas tudo indica que teremos também escritores tocantinenses participando com oficinas e palestras... e aí entra novamente (e, por favor, com veemência!) o papel da crítica, no sentido de observar a qualidade dessas oficinas e palestras. Porque não adianta ser tocantinense ou suiço se o produto for de má qualidade. Parece-me também que o governo está falhando (e pagando um alto preço por isso) justamente na divulgação do evento. E divulgação é um dos principais fatores de sucesso (ou não), principalmente em decorrência de tantas novidades. Um site da FLIT é desejável, aconselhável, oportuno e indispensável.

OBSERVADOR ATENTO disse...

Acompanho desde o ano passado este debate cujo conteúdo crítico deveria servir ao Estado. Mas na produção do evento, ao que parece, o Governo não tem olhar sensível.

Justifico minha afirmação em três pontos:

1 – até agora a Seduc só se posicionou institucionalmente uma vez, por meio de nota generalista, postura no mínimo questionável;

2 – a falta de interação é notável também no site da SEDUC, no “fórum” VAMOS FAZER JUNTOS, onde bloqueiam comentários e não respondem questionamentos;

3 – até hoje a FLIT não tem um site específico

PS - opto por assinar com pseudônimo, pois trabalho na Educação do Estado