*****
“Se você tivesse acreditado nas minhas brincadeiras de dizer a verdade, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como palhaço. Mas nunca desacreditei na seriedade da platéia que sorria." CHARLES CHAPLIN

*****

EXTRA!

Olá, amigos!

Nosso perfil no Facebook foi desativado por reclamações de usuários incomodados com nossa postura crítica. Isso é uma forma de CENSURA. De uma coisa estamos certos: jogamos muita LUZ na ESCURIDÃO que povoa corações e mentes naquela rede social.

Pedimos a nossos leitores que repercutam no FACE esta nossa frase e o link abaixo:

“a VERDADE continuará cortante como lâmina afiada. e precisando de CRISTOS pra se sustentar, em todos os sentidos. a maioria, FUGINDO DA VERDADE, prefere CRUCIFICAR quem diz a verdade”

http://migre.me/5UUH2

Atenciosamente,

ALM@NÁRQUICA

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Estudantes polemizam no Facebook e têm perfil desativado

O grupo ALMA ANÁRQUICA, formado por estudantes do Tocantins, teve seu perfil desativado no Facebook, dia 11 de outubro. A notícia está repercutindo nesta publicação: http://migre.me/5UUH2. E compartilhada por vários perfis na rede social, gerando um bom debate.


A desativação de perfis talvez seja um fato novo na história das novas mídias sociais, já que agora novas ferramentas no site permitem aos usuários regular o fluxo de conteúdo e denunciar perfis aos administradores.


Acompanhem o caso. Manifestem opinião. As redes sociais podem e devem ganhar novos rumos como meios alternativos de comunicação social capazes de provocar mudanças significativas na forma de agir e pensar da sociedade organizada.

49 comentários:

Aldenora Santos disse...

Vi a notícia e estou estarrecida. Acompanhei as manifestações de vcs no Face, além dos debates aqui no blog. Saibam que não estão sozinhos. Ao denunciarem e pedirem a cabeça de vcs lá, os responsáveis por isso atiraram no próprio pé. Agora é que o pensamento de vcs alcançará mais pessoas naquela rede. Sigam em frente! É como vcs sempre disseram aqui e também no Face, aos que sempre tentaram desacreditar o grupo por conta da preservação da identidade de seus membros: "A verdade não precisa mesmo de caras pra se sustentar". Sim, Alma Anárquica. A verdade é LUZ na ESCURIDÃO.

Aldenora Santos
Educadora / Gurupi - TO.

Wolfgang Teske / via Facebook disse...

Se isto for verdade é um absurdo. Tirar um perfil do ar só pelo fato de ser crítico e apontar erros, falhas e levantar a lebre sobre problemas? Que democracia é esta?

Antonio Rezende / via Facebook disse...

Pois é. A censura também se estabelece pelos meios virtuais. Sempre vi nas manifestações do grupo um veio para os debates críticos e construtivos, apesar da acidez em alguns casos. Vejo nos mecanismos de denúncias contra conteúdos uma boa saída para motivarmos o uso ético e respeitoso das redes sociais, mas a desativação de perfis é mesmo preocupante.

Vanessa de Freitas disse...

Falta ainda à maioria dos leitores virtuais a coragem e o engajamento de buscar pelo fim dessa hipocrisia. Tirar um perfil do ar, só demonstra a preocupação dos que temem a verdade, com as denúncias do alm@nárquica. Começando com pequenas causas como esta, quem sabe um dia o Tocantins possa enfim se redescobrir, por trás de todas aquelas máscaras.

Nando Cruz disse...

Sendo verdade, fere o principio da democracia e liberdade de expressão, o que é inadmissível.

Saulo Póvoa / via Facebook disse...

Preocupante mesmo, não quero acreditar que esta saindo devido algum tipo de censura, até porque os alunos de direito vivem no anonimato, e esse tipo de tentar tolher qualquer mecanismo de comunicação é no mínimo retrógado aos dias de hoje. Penso eu, devem esta tomando fôlego para vir com muito mais gás.

Glauber Benfica disse...

Isso é verdade? a volta dos que não foram? a lei da mordaça? aqui? hj? agora? ainda? como isso é possível? alguém POR FAVOR me esclareça legalmente falando, juridicamente falando se possivel. parace pegadinha do malandro.

Eloisa Almeida disse...

Abram outro perfil e continuem a vida. Ninguém cala a voz da liberdade.

J.b. Franca disse...

caramba q legal, acabei de conhecer o almanarquica, q maravilha e parece ser do tocantins era tudo q eu precisava pra ler.... Antonio Rezende nao sei se vc tem culpa no cartorio,rs, mas parabens ppor postar isto aqui, eh revolucionario, pra mim ja virou publico e me comprometo a defender este blog com armas e dentes , ou melhor lingua/palavras/letras, rs, pq pra isto ser excluido do facebook eh pq eh muito bom mesmo, vamos aproveitar as armas dele os "fakebooks" q de book nao tem nada,apenas mostra a face falsa de alguns pobres coitados... pronto ja me sinto parte e com direito a protesto e tudo no cartorio... parabens.

Antonio Rezende / via Facebook disse...

Ih, J.b. Já nem esquento com essa possibilidade de que vc fala. Há outros “suspeitos”, como o jornalista Marcelo Silva. Esta especulação começou em 2010, a partir da reprodução de artigos que eu e Marcelo publicamos no Jornal do Tocantins criticando o Salão do Livro. hoje FLIT - Feira Literária Internacional do Tocantins. Especularam tanto sobre a identidade do grupo que, em determinado momento, chagaram a dizer que o personagem Escanchavô era o governador do Estado, que virou Siquerido numa jogada de marketing eleitoral. Pode?

Carlos de Bayma disse...

Faltou argumento contra os questionamentos do Alma Anárquica? Eram tão absurdas as coisas q eles postaram? Quem se sentiu ameaçado? O q temem, então? Pq acabar com o diálogo? Mas, como disse o Elvis Presley: "A Verdade é como o Sol. Podes esconder durante algum tempo, mas não desaparece."

Armando Guerra Santos disse...

Ne pas sous-estimer la capacité des gouvernements, ils feront tout pour réduire au silence la voix de la démocratie Eduardo Siqueira savoir ce que je veux dire.

Antonio Rezende / via Facebook disse...

Seria isso em bom português, Armando Guerra Santos?... "Não subestime a capacidade dos governos; eles vão fazer de tudo para silenciar a voz da democracia. Eduardo Siqueira sabe o que quero dizer."

ADAPTAÇÃO DE COMENTÁRIO no Facebook disse...

Uma observação que consideramos válida e necessária, a respeito do comentário do Armando Guerra Santos:

Se tem alguém no governo que respeitou o grupo e o tratou como legítimo, este alguém é justamente o secretário Eduardo Siqueira Campos. Neste ponto é preciso fazer justiça: Eduardo Siqueira foi um dos principais interlocutores com a Seduc Tocantins, no caso dos debates sobre a FLIT. O que nos leva a crer que as denuncias contra o perfil partiram de outras pessoas com os quais travamos debates. Covém levarmos a discussão para o campo das idéias construtivas. Podemos abrir uma conversa salutar sobre a importância das redes sociais na democratização da comunicação, envolvendo diretamente a sociedade. Nada mais legítimo e imperativo.

Yrene Nakamura disse...

Alma, eles faziam diferença na minha vida... acompanhemos o blog

Cláudio Macagi disse...

Se isto for verdade, temo pelo meu próprio perfil que já deveria ter sido desativado por excesso de bobagens! Não consigo encontrar sentido em uma ação castrativa como essa. Creio que bobagens e inutilidades são a moeda que enriquece este mundo virtual. E sendo assim qualquer tentativa de se fazer pensar, discutir e aguçar o senso crítico seja vista como uma ameaça...

Cláudio Macagi disse...

Se isto for verdade, temo pelo meu próprio perfil que já deveria ter sido desativado por excesso de bobagens! Não consigo encontrar sentido em uma ação castrativa como essa. Creio que bobagens e inutilidades são a moeda que enriquece este mundo virtual. E sendo assim qualquer tentativa de se fazer pensar, discutir e aguçar o senso crítico seja vista como uma ameaça...

Vanessa de Freitas disse...

Pelo que me lembro, este é o "Estado da livre iniciativa e da justiça social"

Anônimo disse...

No Face, pelo que vemos de besteirol em termos de conteúdo, vale tudo... pornografia, sacanagem, banalização da linguagem, preconceito, xingamentos, exposição de cenas de gente e animais em situações ridículas, enfim, tudo... menos cidadania. Assim não dá!

Eduardo Lobo disse...

Uma pena esse cancelamento. O perfil do Alma Anárquica é importante e essencial para o debate e reflexão. Mesmo não concordando com tudo postado lá "defendo o direito" de dizer sempre o que se pensa, do mesmo modo que defendo o respeito ao próximo e a verdade...Parabéns pelo Blog e acho que o conteúdo é válido. Do mesmo modo sou crítico da falta de identidade como já critiquei com amigos e colegas do Alma Anárquica. Mas creio que tal cancelamento não respeita a democracia...senso crítico é essencial sempre.

Veronica Salustiano disse...

Que absurdo. Infelizmente é assim, qualquer coisa que questione e faça pensar é logo abafado. Pensar pra que né? Mais fácil enfiar coisas guela a baixo das pessoas antes delas mastigarem. Podre

Antônio Oliveira , via Facebook disse...

O que tenho a dizer que, verdade seja dita, o grupo Alma contribuiu muito com o atual momento político no tocantins. Lamentável o que aconteceu. Por outro, sempre fui franco e dizer, é que o grupo não deveria se esconder por trás de um pseudônimo isto é temerário.

Vanessa de Freitas disse...

Temerário ou não, pelo menos era, e é um grupo que tentou fazer a diferença de fato. Que investiga e instiga as pessoas a se permitirem novos olhares sobre a politica tocantinense e todo o seu falso moralismo. Se essa discussão estiver sendo movimentada o bastante pra despertar a atenção dos que imaginaram poder frear o pensamento crítico, então já valeu a pena. Só assim vão saber que excluir um perfil não alcança as idéias que já foram disseminadas.

Antônio Oliveira , via Facebook disse...

Vanessa de Freitas, de certa forma vc tem razão. Mas continuo achando que não devemos se expressar por trás de capas, não. Sei que o grupo alma estava cumprindo com um papel democrático. As vezes saia da linha para passando para os deboches e ironias para cima de debatedores.

A Justiça já tem dificuldade em processar um agressor e caluniador virtual que se identifica, que dirá que se manifesta por pseudônimo.­ ­

Eu sempre acreditei e defendo que devemos assinar, mostrar a cara em nossos atos.­ ­

Alexandre Tandelli disse...

Fecha-se uma porta abrem-se outras, mas melhor seria se as portas não fossem fechadas...

Antônio Oliveira , via Facebook disse...

é muito fácil eu abrir um perfil sob pseudônimo e danar a atacar, denegrir a imagem de outro, o que não é o caso do alm@anarquica.­ ­

alm@nárquica disse...

vcs já repararam qual é a pergunta do FACE pra nos fazer ficar em rede, muitas vezes pagando MICO? kkkkkkkkkkkkkk

Antônio Oliveira , via Facebook disse...

Dias desses, estava aqui ai surgir um post de uma de minhas filhas - casadas e sérias como todas elas. O post trazia uma expressão obscena que não foi dela. Imediatamente eu denunciei, a pagina saiu do ar e ela entrou e justificou. Não sabemos o que aconteceu. Sórte que assim que foi postado eu agi imediatamente, fazendo que o post saísse do ar. Outra coisa são pessoas inescrupulosas usando do emocional dos outros, desrespeitando a memória de quem não está mais entre nós para fazer negociações, ganhar prestigio com autoridades. É este tipo de coisa que tem que ter fim no face, pelo menos a partir de nós, excluindo este tipo de contato.

Antonio Rezende / via Facebook disse...

Quantos fakes no Face fazem estragos com banalidades, disseminação de pornografia e muito mais? Vejo neste fato de desativação do perfil do grupo Alma Anárquica uma boa oportunidade pra debatermos a função das redes sociais. O que tem de pornografia na rede, de manifestação de preconceito e muito mais... não tá no gibi. Outro dia vi uma foto de uns caras tirando o couro de um gato. Pode isso?! O Alma Anárquica fez o quê, afinal? Criticou posturas na rede? Analisou com visão crítica ações de governo? Pôs em xeque grupos elitistas? É, gente... não tem jeito mesmo... as redes sociais vieram pra ficar. E hoje há meios pra regular o fluxo de conteúdo. Mas com censura, como no caso do Alma Anárquica, não dá!

Vanessa de Freitas, via Facebook disse...

Bom, eu não posso julgar certo ou errado, pois não tenho noção das questões que fizeram com que eles optassem pelo anonimato. Mas concordo com você Antônio Oliveira. Quem sabe depois de tanta discussão não seja um momento de mudanças de estratégias. :D

Antonio Rezende / via Facebook disse...

‎Vanessa de Freitas.Vc demosntra muita propriedade no que diz.
Fico animado com isso. Geração após geração estão calando todo mundo. Até quando?!

Vanessa de Freitas, via Facebook disse...

As pessoas vão se calando aos poucos até que não sobre mais ninguem, ou até que elas se lembrem que possuem voz.. ai que tá, alguém tem q lembrá-las disso ne.

Lorena Duailibe disse...

Só não pode perder a esperança. Esses que teimam em calar, os que sorriem, que ainda são a maioria... são estes que Chaplin diz: que não podemos desacreditar. E eu acredito na 'seriedade' que um dia serão! (utopia?! não nego, rs.)
Espero vê-los logo por aqui.

Vanessa de Freitas disse...

A esperança está no fim do comodismo. Acho que isso resume tudo.

Antonio Rezende / via Facebook disse...

Seus comentários, Vanessa, me fizeram lembrar de um poema de EDUARDO ALVES DA COSTA. Um trecho dele diz assim...

Tu sabes,
conheces melhor do que eu
a velha história.
Na primeira noite eles se aproximam
e roubam uma flor
do nosso jardim.
E não dizemos nada.
Na segunda noite, já não se escondem:
pisam as flores,
matam nosso cão,
e não dizemos nada.
Até que um dia,
o mais frágil deles
entra sozinho em nossa casa,
rouba-nos a luz e,
conhecendo nosso medo,
arranca-nos a voz da garganta.
E já não podemos dizer nada.

Tayana Soares disse...

Lamentável calar através de uma rede social....logo aqui, uma estrutura que te oferece partilhar valores e objetivos em comum....uma MOTIVAÇÃO COMUM...a verdade incomoda

Tom Damatta disse...

Abaixo a liberdade de OPRESSÃO!!!

O Facebook evoluiu, gente. Agora podemos controlar a interação virtual valendo-se de ferramentas importantes que estão sendo implementadas na rede, inclusive denunciando o que considerarmos SPAM. Quem se sentir incomodado por alguém pode até mesmo bloquear o perfil deste alguém. Ninguém está obrigado a tolerar quem quer que seja no Face. Estas ferramentas estão acessíveis a partir da setinha que aparece no lado superior direito de cada publicação. Cada um faz uso delas como quiser.

Este mecanismo de controle de interação e também de denúncias que o Face permite é positivo. Porque dá aos perfis a oportunidade de zelar pela ética e pelo respeito na publicação de conteúdos e comentários. Qualquer um pode denunciar publicação que considere abusivo: uma foto pornográfica ou uma manifestação preconceituosa, por exemplo. Em casos de comentários abusivos, basta remover tal comentário ou até mesmo bloquear o perfil que incomoda de sua lista. Muito simples.

Mas a desativação de perfis pelo Face é preocupante. Porque abre brechas para injustiças, como considero ser o caso do grupo Alma Anárquica. A desativação do perfil deles, seguramente, aconteceu por conta de denúncias. Vejo-a como censura. Impediram um grupo de estudantes de continuar manifestando pensamento crítico. A alegação de que o grupo se vale do anonimato para criticar não se fundamenta nem justifica a ação do Face. Não revelaram suas identidades na rede por motivos óbvios: perseguição política e profissional, principalmente. O próprio sistema do Face permite isso. Opção deles. Todos sabem que o grupo existe e que seus membros estão por aí, principalmente na Universidade Federal do Tocantins.

Tom Damatta disse...

Querem mais verdade? Vão ter! Esperem e verão porque alguns que comentam nesta publicação falam em VOZ QUE NUNCA SE CALARÁ. Acima de tudo, com sua PASSAGEM pelo Facebook, o grupo Alma Anárquica PLANTOU SEMENTES. A desativação do perfil, justamente numa época de volta das chuvas, tem significado que transcende. SEMENTES MORREM PRA GERMINAR. Cristos (o sentido é figurado mesmo!) tendem a se eternizar; por mais que os crucifiquem.

Bruno Santos Guimarães disse...

‎"Pois o povo com saúde e educação é uma ameaça, aos homens do poder, ao domínio das massas.."
A frase acima ilustra o tema, e ilustra a dificuldade que é a disseminação do discernimento em prol da evolução psicossocial.
Fato é que ao mesmo tempo que temos cabeças pensantes como a galera do Alma Anárquica, que empregam o poder criativo da mente, assim como todos os que manifestaram neste tópico; ainda resiste por aqui e em vários outros cantos uma galera muito reacionária, que está no poder e não quer descer, que ainda combate na base da força, através de ações meramente mecânicas, tirando a parada do ar, por exemplo. E vai ser assim porque com a consciência, com ideias e ideais, eles perdem a vez rs.
E mais, como disse Armando Guerra, e traduzido pelo companheiro de idéias Antonio Rezende, o sistema vai fazer de tudo para silenciar a voz da democracia.
No meu ponto de vista ações como esta servem apenas para aguçar nosso consciente crítico, servem para dar abrangência às imposições do sistema, servem para a estimulação do pensamento critico, e servem principalmente para desencadear os manifestos!
Situações mais duras e difíceis estão por vir, e nós, enquanto combatentes pela ascensão moral, mental, intelectual e espiritual do consciente coletivo, temos que usar nossos pensamentos e palavras, tendo em vista superar as imposições rotineiras e ir além do impasse que tenta "paralisar tudo".

Carlos de Bayma disse...

Quem pediu a exclusão do perfil do Alma Anárquica, se ainda não se arrependeu, vai se arrepender... pois a discussão cresceu mto e a exclusão do referido perfil já é sabida em todo o Estado e em mtas cidades do Brasil e do mundo. Vai ficar na história das novas mídias.

Se o perfil já existia há mto e eles continuavam atuando e nenhum cerceamento lhes havia sido imposto... e só depois do debate iniciado (no dia 4) pelo Gilson Carlos Cavalcante e por mim, qdo o objetivo era obter da Seduc Tocantins um tratamento mais digno e mais humano... e, em menos de uma semana de discussão o Alma Anárquica teve seu perfil desativado, eu me pergunto: Haverá nessas coisas alguma relação? Espero que não, pois aí seria tipo o AI 5, nesse caso o AI 6.

Tom Damatta disse...

A verdade disto tudo é que o grupo teve visibilidade. E incomodou porque fez a diferença no uso da rede. Inclusive alfinetando o próprio Facebook. A abertura para que pessoas manifestem O QUE ESTÃO PENSANDO abre um portal enorme para manifestações nada interessantes. Isso enche a Internet (uma rede mundial de computadores) de conteúdos questionáveis, inclusive no aspecto jurídico. Em vez de publicar coisas banais apara EXPRESSAR PENSAMENTOS, o grupo focou assuntos pontuais e específicos. E com isso feriu muita gente.

Quem acompanhou as publicações do Alma Anárquica sabe que interesses eles feriram: principalmente os meios culturais, políticos e de imprensa, como bem destacou o Antonio Rezende. O grupo acertou em cheio a elite de uma sociedade que se sustenta na hipocrisia e no corporativismo. Por isso passou a ser alvo da perseguição dos que viram seus interesses feridos. O Carlos de Bayma está certo quando diz que o caso vai ficar na história das novas mídias.

Outro comentário que julgo interessante, entre estes últimos, é o do Bruno Santos Guimarães. Principalmente no ponto em que ele sentencia, com muita propriedade: "No meu ponto de vista ações como esta servem apenas para aguçar nosso consciente crítico, servem para dar abrangência às imposições do sistema, servem para a estimulação do pensamento critico, e servem principalmente para desencadear os manifestos!"

José Roberto T Gomes disse...

Não concordo com a censura, fui às ruas lutar contra uma ditadura. Também não concordo com o anonimato de quem não sofre perigo real. Aquele que faz humor tem responsabilidades e seu limite é a dignidade do outro. Se há excesso que seja punido na forma da ordem jurídica do estado democrático de direito. Porém não é tentando me esconder que você fará com que eu não exista, não é tentando me calar que terá o meu silêncio. Usem nome, endereço e CPF e continuem a incomodar.

Antonio Rezende disse...

Salve, José Roberto T Gomes. As redes terão que evoluir pra isso aí que vc diz sobre nome, CPF e até endereço, pra poder conter excessos. Até porque cada vez mais pessoas vêem nas redes a oportunidade de manifestar pensamento crítico, com cidadania, e não apenas ficar só na onda do entretenimento. Claro que sei: rede é usada quase sempre pra isso. Mas há quem queira fazer diferente. Foi o que fez o grupo Alma Anárquica. É como traduziu bem o Tom Damatta em seu último comentário. Agora, pra finalizar... imagina pedir CPF de estudantes que, ao mesmo tempo que querem revolucionar a Comunicação e o Direito, precisam arranjar umas boquinhas de primeiro emprego... rs Pois, meu caro. Num cenário social opressor, preconceituoso e competitivo como é o nosso, quem vai querer dar a cara como "incendiário"?! Já não se vai mais às ruas, como antigamente.

Samuel Lima disse...

uma pena esse cerceamento... embora milite pela identificação de quem posta, no caso do perfil do Alma Anárquica, valia uma exceção... o blog continua acompanhado e, espero, que por lá as discussões frutifiquem... é só colar o link das postagens de lá por aqui, e a discussão via redes sociais continuará...

Raquel Etges disse...

‎"Pai! Afasta de mim esse cálice...pai! Afasta de mim esse cálice, de vinho tinto de sangue..."

Tom Damatta disse...

Podemos sim ampliar a discussão salutar do tema. E até mesmo fazê-lo ganhar atenção da mídia nacional. Vejo como fato novo, provocador de reflexões sobre o uso racional das redes sociais no mundo.

Pelo que percebo, pode tudo em rede social, principalmente besteirol. As provocações com cidadania geralmente incomodam os que se julgam atingidos. Isso é nocivo à evolução do pensamento humano.

É FATO... o Face tem novas ferramentas de controle do fluxo de publicações que podem inclusive motivar a desativação de perfis. Isto é bom. BESTEIROL não denunciam. Mas cidadania e pensamento crítico incomodam os que se julgam atingidos. No caso do Alma, principalmente as elites: escritores, segmentos sociais, jornalistas e os "3 poderosos PODRES PODERES" Legislativo, Executivo e Judiciário.

Bruno Santos Guimarães disse...

Ae.. Quem não entende por que é tão importante para esta Rede Social conectar pessoas, "clareie as ideias" e note que você é a alma do negócio. Tipo, se você não ta pagando por um serviço na rede, então você é o produto. Junte este fato com a banalização dos assuntos aqui postados e note que estão quase todos compartilhando banalidades, e "curtindo" a batida do sistema. Enquanto isso o Facebook vende audiência, ou seja, oferece a anunciantes acesso a 800 milhões de potenciais consumidores. Acorda galera! Ninguém precisa ser fantoche do sistema não! As soluções estão quase vivas! Curta a verdade e o discernimento! Compartilhe as manifestações, visando a ascensão do consciente coletivo! E tenho dito...

Tom Damatta disse...

Era bem isso que o Alma Anárquica pregava até bem pouco tempo aqui. Deu no que deu e que talvez nem todo mundo saiba, ainda: o grupo teve perfil desativado na rede. Seu mote era "bordunar" neste sentido que o Bruno Guimarães fala, além de alfinetar sobre o besteirol que povoa os corações e mentes. Ao mesmo tempo que vende audiência, o Face mantém a galera "ocupada e anestesiada" com esse lance de perguntar: o que você está pensando agora? É como bem dizia aqui o ESCANCHAVÔ do Alma Anárquica: "Cuidado, gente! Facebook vicia, toma tempo e cansa a vista. Além disso, aliena e emburrece." KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

A REDAÇÃO disse...

A maioria dos comentários neste espaço foi extraída da publicação que está repercutindo a notícia da desativação de nosso perfil no Facebook. O link para a repercussão no Facebook é http://migre.me/5UUH2