*****
“Se você tivesse acreditado nas minhas brincadeiras de dizer a verdade, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como palhaço. Mas nunca desacreditei na seriedade da platéia que sorria." CHARLES CHAPLIN

*****

EXTRA!

Olá, amigos!

Nosso perfil no Facebook foi desativado por reclamações de usuários incomodados com nossa postura crítica. Isso é uma forma de CENSURA. De uma coisa estamos certos: jogamos muita LUZ na ESCURIDÃO que povoa corações e mentes naquela rede social.

Pedimos a nossos leitores que repercutam no FACE esta nossa frase e o link abaixo:

“a VERDADE continuará cortante como lâmina afiada. e precisando de CRISTOS pra se sustentar, em todos os sentidos. a maioria, FUGINDO DA VERDADE, prefere CRUCIFICAR quem diz a verdade”

http://migre.me/5UUH2

Atenciosamente,

ALM@NÁRQUICA

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

"COM A PALAVRA A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO"


O Governo quer interagir com a sociedade por meio da Internet, inclusive usando as redes sociais. Um projeto piloto estaria sendo experimentado pela Secom internamente para, depois, ser aberto ao público. A idéia é ampliar a divulgação das ações do Estado e também ouvir a população. Se for isso mesmo, não resta dúvida: o governador Siqueira Campos voltou aberto, repaginado.

No bojo da onda de abertura virtual, nada mais oportuno que perguntar se o uso da Internet vai ser mesmo na via de mão dupla. Além de divulgar, o Estado precisa ouvir e considerar o que pensa e quer a sociedade. E é aí que entram também os blogs, importantes ferramentas virtuais de manifestação do pensamento crítico.

Neste nosso debate sobre salão do livro, por exemplo, está bem claro o que quer muita gente que se posicionou em textos e comentários. Resta saber quem do Governo volta os olhos para isso e como será filtrada a essência do que aqui vem sendo publicado num possível embasamento de decisão do Governo sobre o assunto.

E então? O Salão do Livro do Tocantins, assim como o Governo de Siqueira, também será repaginado? Eis a pergunta que não quer calar, principalmente neste momento em que a Secretaria da Educação abre um fórum em seu site para receber sugestões, mas faz do mesmo fórum uma espécie de mural de recados que sustentam a idéia de realização do evento no mesmo formato anterior. Há moderação de comentários e, consequentemente, bloqueio de opiniões contrárias e consistentes.


Espera-se que, a partir deste novo tópico, alguém do Governo se manifeste sobre isso. O alm@nárquica já fez o assunto chegar ao conhecimento do Governo. Além das secretarias da Educação e da Comunicação , outras esferas do Governo foram acionadas. O Estado, portanto, já sabe do que aqui se passa. Se o site da Seduc não publica opinião contrária a seu projeto de salão do livro nos velhos moldes, resta-nos a liberdade deste blog. E dela não abrimos mão.

Tudo que a Seduc não pode fazer neste momento é bloqueio em interação virtual, nem muito menos adotar postura de avestruz, bem ilustrada na imagem do topo com os tucaninhos fazendo de conta que não ouvem, não falam e nem vêem.

A Seduc, neste caso, representa o Governo "aberto à interação popular" que o governador Siqueira Campos quer. Se a proposta é considerar a opinião pública, então, é como bem nos disse em mensagem recente uma fonte de voz ativa e muito influente no Governo: COM A PALAVRA, A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO.


17 comentários:

TOM disse...

Sem dúvida, um debate que o governo nao pode ignorar. Nao faz sentido um salao do livro que de literário mesmo traz muito pouco. Circo é cirso, parquinho é parquinho, cinema é cinema e arraiá é arraiá. Idiscutivel. CADA COISA EM SEU TEMPO E LUGAR.

TOM disse...

Sem dúvida, um debate que o governo nao pode ignorar. Nao faz sentido um salao do livro que de literário mesmo traz muito pouco. Circo é cirso, parquinho é parquinho, cinema é cinema e arraiá é arraiá. Idiscutivel. CADA COISA EM SEU TEMPO E LUGAR.

PEGUEM ESTA DICA disse...

Vai uma dica. O Governo é novo, mesmo já tendo sido. O time da Seduc é misto, conta com os servidores de tempos idos. A Educação foi onde a foice de morte do pacotão de demissões não fez degola cega, como na Saúde e na Segurança. A equipe, portanto, tem gente que fez escola sobre salão do livro e outros assuntos que envolvem produção e investimentos. O salão do livro deixou de ser aquela feira lúdica e ingênua que surgiu nos Maristas. E olha que não faz muito tempo. Acompanharam meu raciocínio? Pois cuidem, meninos!
E parabéns pelo bloguinho.

OBS
palmas

IATAN disse...

" ...O que espera-se de uma feira de livro é justamente livro de qualidade e barato pra comprar; de editoras, e não de livreiros. O que espera-se de um salão de livro é uma série de eventos “literários” realmente. Feira de livro não é festa pop... "

A última coisa que esse salão faz é fomentar leitura.

Quem está saindo no lucro? Com certeza não somos nós, pagantes.

Iatan Rezende Mendonça
Acadêmico de Medicina da UFT

AMLR disse...

O secretário Danilo de Melo é um gestor capaz e sensível. Agora, na Educação do Estado, está diante da oportunidade de mostrar a que veio. está providenciando uma ampla reorma nos quadros da Seduc, enxugando a máquina e priorizando mudanças, dentro da filosofia administrativa do novo Governo. Sem dúvida terá bom senso para avaliar as sugestões deste debate. Sem dúvida tratará do assunto com o governador Siqueira Campos. Ainda mais neste momento de contenção de gastos.

AMLR - educadora / Palmas
por email

JAIRO disse...

Esqueçam os tucaninhos que não olham, não falam, nem vêem. Estão pegando o prato pronto. Cuidem dos velhos vermelhos, muitos deles curiosos, falantes e "ligeiros". Este modelo de salão do livro foi espertamente pensado como negócio e envolve muito... mas muito mesmo... dinheiro. E, quando o cliente é o cofre público, quem não quer dinheiro?

Num resumo bruto, arremato dizendo que tem neguinho faturando com isso aí. E neste sentido o blog oportuno faz é um imenso favor ao Governo, porque lhe dá motivos para passar a régua zerando temporariamente a conta. Estão cobertos de razão os que afirmam que este modelo de salão não tem nada a ver com vedadeiro salão de livro. A programação estratosférica ofusca o que de fato tem de literário no evento. A estrutura temporária gigantesca e cara só interessa a quem ganha muito... mais muito... com isso.

ARI CARLOS disse...

"Vai uma dica. O Governo é novo, mesmo já tendo sido. O time da Seduc é misto, conta com os servidores de tempos idos. A Educação foi onde a foice de morte do pacotão de demissões não fez degola cega, como na Saúde e na Segurança. A equipe, portanto, tem gente que fez escola sobre salão do livro e outros assuntos que envolvem produção e investimentos. O salão do livro deixou de ser aquela feira lúdica e ingênua que surgiu nos Maristas. E olha que não faz muito tempo. Acompanharam meu raciocínio? Pois cuidem, meninos!"

EU ENTEDI PERFEITAMENTE O QUE FOI DITO NESTE COMENTÁRIO DE "OBS". E ATÉ FUI ALÉM, NAS ENTRELINHAS.

MAS NEM É PRECISO DIZER MAIS NADA. A COISA SE ESCANCAROU NO COMENTÁRIO DE "JAIRO"...

"Cuidem dos velhos vermelhos, muitos deles curiosos, falantes e "ligeiros". Este modelo de salão do livro foi espertamente pensado como negócio e envolve muito... mas muito mesmo... dinheiro. E, quando o cliente é o cofre público, quem não quer dinheiro?"

A DICA DO PRIMEIRO SUGERE UMA AÇÃO INVESTIGATIVA NOS QUADROS DA SEDUC EM RELAÇÃO A EVENTOS E INTERESSES.

A DECLARAÇÃO DO SEGUNDO COMENTARISTA QUE DESTAQUEI VAI MAIS FUNDO, APONTANDO UNS "LIGEIROS".

COMO NÃO SOU INGÊNUO, NEM QUERO SER INJUSTO, DEIXO AOS LEITORES A LIBERDADE DO BOM ENTENDIMENTO.

AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, DANILO DE MELO, QUE TB RECONHEÇO COMO GESTOR HONRADO E BEM INTENCIONADO, RECOMENDARIA CAUTELA EM RELAÇÃO AO QUE PODE ESTAR SENDO POSTO COMO "PRATO PRONTO".

Marciana Tavares disse...

Essa farra aí do salão do livro na praça já devia ter sido investigada, há muito tempo. e não só aqui em Palmas. "Vendem" o mesmo PRATO PRONTO em outras cidades do Brasil. E no pacote do "negócio" há previsão de "sobras" para certos "convencimentos". Também acho que é um erro o governo do Siquerido fazer mais do mesmo. Parabenizo os editores do blog. Demorou.

Anônimo disse...

Os artigos do Rezende e do Marcelinho (falo assim com intimidade porque conheço os dois jornalistas) foram publicados no ano passado, pelo Jornal do Tocantins, e causaram um reboliço na Seduc. Era gestor o ex-senador Leomar Quintanilha, que via no salão um grande trampolim, juntamente com muita gente ligado ao ex-governador Gaguim. Na época, fizeram do salão uma espécie de palanque eleitoral. Isso ficou escancarado no uso asintoso do sistema de som local. Parecia campanha mesmo. Quem foi ouviu , deve lembrar bem. o assunto foi tratado pelo governo como coisa de adversários, ação política de siqueiristas. julgaram que Rezende e Mmarcelinho foram orientados a criticar pra fazer estrago.Com a repercussão neste blog, também no ano passado, aí é que a coisa pegou na Seduc neste sentido de julgarem as publicaões comoação política de adversários. Hoje o tema volta à tona com ainda mais intensidade. Prova de que as publicações não vieram por orientação política patidária. Agora é a hora de apurarmos um bom caldo deste debate, que promete muito. Tem sim caroço neste angu. E o caroço está na própria Seduc, com ramificações fora. Falo com a propriedade de quem viu e sentiu a repercussão das publicações bem de perto na época. Não posso me identificar. Mas poderia falar em sigilo, caso entendam necessário no caso de uma ação mais articulada, inclusive com o envolvimento de instancias superiores nas áreas de Segurança e do Judiciário. Não quero estar na mira de alça de ninguém, como alegou recentemente em seublog o jornalista Luiz Armando.

VERMELHO disse...

Quero lembrar aos internautas aqui que o ‘prato pronto’ a que se referem não foi feito pelo ex-governador Gaguim. O salão é prato pronto faz tempo. Observem também esta pista. Salvo engano, vem de uns certos tempos idos. Há inclusive quem esteja na mídia aí sob suspeito de aquisição criminosa de livros. E aí, pessoal do alm@nárquica?

Anônimo disse...

Acontece que o povão gosta mesmo é disso, gente: tem que ter circo, tem que ter parquinho, tem que ter arraiá, senão o povo não vai... Que graça tem, um Salão do Livro só com livro???
Infelizmente o povo brasileiro não cultiva o hábito da leitura e não dá o menor valor para isso; tirando os best-sellers com a bobeira dos anjos, vampiros, lobisomem e congêneres, o povo quer mesmo é circo, vide o sucesso do Big brother... E o governo quer mais é que assim continue, afinal, povo ignorante é mais fácil de enganar e de convencer, e assim: no Salão do Livro, o menos importante é o próprio livro... Cada povo tem o governo que merece!

PALACIANO NAO SE REVELA disse...

Entao se é isso aí que disse quem escreveu o último comentário anonimo, se tem que ter tudo isso, senao o povao incauto nao vai... larguem deste papo de salao de livro... ponham outro nome no lugar... e chamem o povao incauto pra festar debaixo de um circo refrigerado estonteante... cheio de prateleiras com títulos pébas... chamem pra festa popular, menos pra salao de livro. Ora, ora, gente. Francamente.

LORENA disse...

Eu não misturo as coisas, nem entro no mérito dessa discussão política. Eles se mistura e se dividem tanto que já não dá nem pra entender, nem acreditar em ninguém. Mas não quero falar disso não. Tem que saber é como fica a situação agora, se o salao vai ou não vai acontecer da mesma maneira. Pelas notícias oficiais que temos, é pra ser na praça mesmo, debaixo das mesmas tendas gigantes, com toda aquela programação variada e coincidente que o cristão não tem como acompanhar. E tem mais, com circo, parquinho e quadrilha. Tudo bem, nada a ver com festa literária. Ma e daí. Se depender da equipe da Educação, o que virá por aí é mais do mesmo prato quente. E quem quiser que se dane.

VERMELHO disse...

KKKKKKKK!!!

Vocês arrasaram com essa dos tucaninhos que não ouvem, não falam e não vêem.

Mas fiquem sabendo: o secretário da Educação é tão VERMELHO quanto eu.

Entendam, meninos. Dizem que o Danilo de Melo é "petista". Pode?!

Anônimo disse...

Os petistas da SEDUC são fãs dos tucaninhos que não ouvem, não falam e não vêem. Mas apenas fingem. Será?!

olheiro palaciano disse...

Alfinetem com todo gás e gosto, alm@nárquicos. Vocês são muito bem vindos. Saibam que com esse fórum livre e crítico fazem é um grande favor ao governador Siquerido. Perdeu ponto quem tentou matá-los no cansaço, fazendo de conta que os "tucaninhos" nao estavam mesmo vendo, nem falando, nem ouvindo. Ledo engano de quem tratou-lhes ou ainda trata com descaso. Estas verdades estão muito mais em pauta do que uns e outros sisudos imaginam. É isso aí. Sigam em frente!!!

Eduardo Siqueira Campos disse...

Apenas para registrar aos que nao leram ainda os meus comentários, para que saibam que estou aqui, tenho opinado, não finjo que nao escuto, que nao leio. Nao imagino conivência no importante papel que vários sites e blogs tem desempenhado no Tocantins.

Hj tomei a informaçao de que 5 reunioes públicas ja foram realizadas.

Fiz questao de comentar que uma inciativa que foi construída de forma anonima,mas que promove um bedate democrático, mereceria a construçao de um canal específico para que o Alma possa receber as respostas e ser considerado como uma provocaçao positiva.

Eduardo Siqueira, via Facebook