*****
“Se você tivesse acreditado nas minhas brincadeiras de dizer a verdade, teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando. Falei muitas vezes como palhaço. Mas nunca desacreditei na seriedade da platéia que sorria." CHARLES CHAPLIN

*****

EXTRA!

Olá, amigos!

Nosso perfil no Facebook foi desativado por reclamações de usuários incomodados com nossa postura crítica. Isso é uma forma de CENSURA. De uma coisa estamos certos: jogamos muita LUZ na ESCURIDÃO que povoa corações e mentes naquela rede social.

Pedimos a nossos leitores que repercutam no FACE esta nossa frase e o link abaixo:

“a VERDADE continuará cortante como lâmina afiada. e precisando de CRISTOS pra se sustentar, em todos os sentidos. a maioria, FUGINDO DA VERDADE, prefere CRUCIFICAR quem diz a verdade”

http://migre.me/5UUH2

Atenciosamente,

ALM@NÁRQUICA

sexta-feira, 4 de março de 2011

GATOS DO MESMO BALAIO

Um olhar crítico incomoda?
Sim. Mas depende do ponto de vista

 

Vista aérea da Praça dos Girassóis, onde acontecerá
o Salão do Livro mais uma vez. Imagem com o
Palácio Araguaia em primeiro plano permite imaginar 
uma pirâmide invertida, com pontos extremos
interligando Executivo, Legislativo e Judiciário, 
no sentido anti-horário. Além das sedes dos 3 Poderes,
prédios de secretarias dão um contorno monumental
à praça gigantesca, repleta de canteiros, museu,
monumentos e até futura sede de Igreja.
Além do oásis de “castelos” refrigerados, espraia-se a
cidade calorenta e de custo de vida elevado.
O povo banca tudo, mas não decide nada.
Complicado entender? Nem tanto.



Geralmente, as abordagens jornalísticas e as discussões políticas não vão além das superficialidades, dos bate-bocas, dos disse-me-disses. Assim se passa a vida pública tocantinense.

O pátio para o circo (ops!) do livro é aquele ali, bem entre os poderes. É onde o Estado, mais uma vez, vai oferecer ao "respeitável" público MAIS DO MESMO.

Mas hoje o que queremos é fazer um desabafo. Vamos lá...

O melhor (ou pior?) desse "pega" envolvendo Governo e Legislativo - e agora setores da imprensa - são as revelações cavernosas. Quanto mais descem o pano que esconde todos estes atores, muito mais a sociedade os flagra com a mão na cumbuca. Entenderam?

Vamos no popular, então: muita irresponsabilidade com o dinheiro da "viúva", todos os poderes levando boladas altas, geralmente para custear despesas cabeludas, salários altos, mordomias e muita mamata. Uma vergonha.

A imprensa, que vive de "urubuservar" tudo e "dar" notícias, tem um bornalzinho indiscreto, quase um saco furado de tão fundo. Na relação comercial com o setor privado, o que entrar em medidas possíveis, segundo as tais tabelas de preços, tá de bom tamanho. Na esfera pública é outro papo: ou dá, ou desce!

No alto de seus tamancos mancos, temos o portentoso e egóico Judiciário, empanado que só vendo, todo togas e sobrecapas, sob as quais, aqui, ali e acolá, deixam escapar uns rabos. Não é por menos que está "na moita" e também na mídia. E a gente aqui, na platéia de tudo, tentando entender e clamando por JUSTIÇA.

Eita poderzinho... cada vez mais cego, surdo e mudo!

Dá pra acreditar?!

8 comentários:

Isis disse...

é a mais pura verdade tudo isso.
se dá pra acreditar? olha...eu sou das mais otimistas... mas sinceramente... com um quadro desses... nem sei mais se dá

VERMELHO disse...

É aquela velha história de saber quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha. Por isso é que também inventaram a máxima: tudo depende do ponto a vista. Podemos imaginar também a coisa funcionando no sentido horário, dentre deste raciocínio de interligar pontos de pirâmide a partir dos 3 Poderes. Eu, por exemplo, considerando o gancho dado pelo texto, sairia do palácio onde se encastela o Executivo e ia para a Assembléia ouvir uns bates/rebates sobre coisas que são de corar gente honesta. E ficaria neste vai-vem quase sem fim, entre Executivo e Legislativo, não completando a ligação de pontos do triângulo imaginário (amoroso?) e avesso entre poderes; fazendo pouco do Judiciário ali em frente. E que venha logo este salão do livro, agora no bojo das ações de governo do Siquerido, com mais e muito mais do mesmo, principalmente circo. Palhaçada é pouco, queridos.

VERMELHO disse...

Nada melhor do que ver a roda do tempo girando e pondo gente em sinucas de bico. Seria interessante saber agora o que pensam sobre o Salão do Livro pelo menos três jornalistas: Antonio Rezende, Marcelo Silva e Melck Aquino. "Trambos", agora governistas, publicaram artigo criticando o evento, provavelmente para atingir politicamente o governador Carlos Gaguim em véspera de eleição. E agora, senhores jornalistas. Vocês têm algo a declarar, ou não?

Anônimo disse...

PARA REGISTRO NESTE BLOG, REPRODUZO A SEGUINTE CORRESPONDÊNCIA ENVIADA HOJE À SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS POR MEIO DO SITE CRIADO PARA A DIVULGAÇÃO DO SALAO DO LIVRO.

POR ENQUANTO, OPTO PELA MANIFESTAÇAO NO ANONIMATO AQUI PERMITIDA

-----------------------

Como cidadão tocantinense, gostaria de saber do secretário DANILO DE MELO ou de sua Assessoria quanto o Estado do Tocantins vai gastar este ano com a nova edição do Salão do Livro na Praça dos Girassóis e em que especificamente o dinheiro público será aplicado.

Também gostaria de saber de que modo a Secretaria da Educação tem recebido críticas que apontam para uma concepção equivocada do modelo de salão, que por ampliar as possibilidades de atrações paralelas (como circo, parque de diversão e até arraial) acaba fugindo mais e mais do foco central: feira de livro com eventos realmente literários.

A Secretaria da Educação não tem como repensar o projeto e adequá-lo à sua finalidade específica, buscando modelos alternativos existentes e se livrando de um modelo do tipo PACOTE SOB ENCOMENDA?

Outro questionamento que faço por meio deste espaço virtual diz respeito à possibilidade de a iniciativa privada local dispor de meios e tecnologia para produzir tendas para eventos a custos consideráveis num comparativo às despesas de locação de tendas. Se o modelo de salão sob tendas climatizadas é o mais interessante para o Estado, não poderia o Governo reduzir gastos neste sentido adquirindo tendas próprias no Tocantins e evitando a vazão de dinheiro tocantinense para outros estados?

Há interesse do Estado e da Seduc em realmente debater este e outros assuntos de modo aberto e franco com a sociedade?

EM TEMPO – Informo que estes questionamentos foram registrados e arquivados para encaminhamento a esferas superiores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, em caso de não serem respondidos a contento.

ANTONIO REZENDE disse...

Uma resposta ao comentário de 'VERMELHO'


Separem o profissional (hoje assessor de imprensa de uma secretaria estadual) do cidadão tocantinense. Sou pessoa comum, igual a qualquer outra, mas tenho convicções próprias e sempre manifesto opinião, com visão crítica. Dito isto, explico três coisas fundamentais:

1 – No ano passado critiquei o modelo de salão do livro adotado no Tocantins e, evidentemente, uma ação do Estado através da Secretaria da Educação. Fiz isso em jornal, publicamente, por meio de artigo assinado, não de modo anônimo, nem para criticar politicamente o Governo; mas para expor as razões que me levavam a discordar do modelo de evento, exercitando o meu direito de livre expressão.

2 - O artigo a que me refiro motivou outros artigos, também publicados em jornal e reproduzidos neste blog que abriu um ponto de debate virtual agora retomado, oportunamente, já que o assunto volta à mídia com o anúncio dos preparativos para uma nova edição do evento anual , nos mesmos moldes da edição anterior.

3 - Considero a iniciativa deste blog uma atitude democrática e bastante positiva que se aproxima muito da minha opinião. Só não entende bem isso quem exige dos outros ou quer ver nos outros posições ou atitudes dúbias, considerando momentos políticos.

Vamos com coerência e diplomacia. Sem essa de desviar o foco de um debate franco com tentativa de direcionamento político. O que escrevi sobre salão do livro, ainda no ano passado, é o que penso e está expresso no artigo em questão.

ANTONIO REZENDE
jornalista

Anônimo disse...

Eu acredito... em iniciativas como esta... que nos açoita com a VERDADE como NAVALHA cortando a carne dos poderes mergulhados em seus próprios umbigos por conta de interesses... que joga "gatos" de sistema num mesmo BALAIO... que atira LUZ na ESCURIDÃO com uma coragem que empolga os que querem ESTADO, LEGISLATIVO e JUDICIÁRIO cumprindo seus deveres... que denuncia a HIPOCRISIA dizendo VERDADES de que tanto nos furtamos.

Sim! Eu acredito!!!

VIEIRA DE MELO disse...

Ótimo texto. Gostei!

Vieira de Melo - via Facebook

Anderson de Paula Souto disse...

A pirâmide de cabeça pra baixo e a sugestão de triangulação entre seus pontos no sentido anti-horário. Nada mais avesso ao senso comum que pontua o equilíbrio imoral entre poderes. Nada mais anárquico. Gostei da crítica dura, irônica e inteligente. Vocês encarnaram de vez o espírito do eterno palhaço. É isso aí.