Tão gigantesco quanto equivocado e caro.
No ano passado o poeta Antonio Rezende apelidou o salão de Circo do Livro, criticando duramente o modelo e a programação do evento em um artigo publicado no Jornal do Tocantins e reproduzido neste blog.
CHEGA PRA LÁ
Em 2010 foram gastos R$ 8,6 milhões no Salão do Livro do Tocantins. Com metade do dinheiro concluiriam o Centro de Convenções de Palmas, dando um chega pra lá no modelão de plástico que todo ano abocanha uma bolada de aluguel em Palmas.
QUEM PAGA
Empresários locais dizem que, se é pra fazer assim, no modelo CIRCO, aqui mesmo dá pra fabricar a estrutura de metal e lona. De quebra, deixariam o dinheiro circulando no Tocantins, nas contas de quem paga a conta. Será?
PIADA
Num repeteco da versão anterior, em meados de fevereiro, o Estado anunciou o SALÃO DO LIVRO/2011. Na programação, mais do mesmo. E, pasmem, com CIRCO de verdade para o "respeitável público" pagar. Tem piada maior que essa?
A PROGRAMAÇÃO
Pro salão/2011, anunciaram (além de circo) espaços para shows, palestras de famosos bossais, cinema, parque de diversão e até arraiá, com apresentação de quadrilhas. Isso mesmo... quadrilhas.
MEU HERÓI
A falta de CURADORIA e os equívocos na escolha de atrações também gerou polêmica no ano passado, a partir de um artigo de Marcelo Silva publicado em jornal local.
DEBATE
Diante do anúncio de mais uma edição do evento, o alm@nárquica retomou o debate iniciado no ano passado.
FLIT
A Secretaria da Educação, que finge não ter conhecimento do que acontece aqui, foi levada a repensar o projeto e agora prepara a FLIT - Feira Literária Internacional do Tocantins, com anúncio oficial previsto para abril.
CADA COISA EM SEU TEMPO E LUGAR
Entendemos que, cada vez mais, o projeto foge de seu foco central: promover acesso a livro e a eventos literários. A programação é tão vasta e diversa que o público nem tem como acompanhar. Circo, cinema, parque, arriá... Calma, gente! cada coisa em seu tempo e lugar.
DUAS COISAS
Em nome do respeitável público, queremos saber desde já pelo menos duas coisas:
1 - quanto custará o salão/2011 com circo, cinema, parque de diversão e até "arraiá"?;
2 - não podem optar por um modelo de salão alternativo, de cunho realmente literário, em estrutura já existente?
ALM@NÁRQUICOS INSISTENTES
Nós do alm@nárquica insistimos nisso. E passamos a bola pra frente, como bem já nos recomendaram fontes do Governo.
BOLA NÃO... BATATA QUENTE.
Se é assim, então, preferimos apelidar a bola de batata quente, entregue aqui publicamente a equipe da Seduc.
E VOCÊ COM ISSO?
Essa é outra pergunta que não quer calar. Você, que agora sabe disso, o que pode fazer para exigir respeito ao dinheiro público e à opinião de quem realmente PENSA?
BOMBE ISTO
BOMBAR é a moda virtual. Dispara-se email e torpedos com muita facilidade hoje em dia. Divulgue este nosso protesto público. Ajude-nos a bombar isto, no Orkut, no Twitter, no Facebook, ou onde mais você preferir.
QUEM TEM OPINIÃO?
Então... diga aí o que também pensa sobre tudo isso.
.